Inicio » » Mais de 20 famílias deixam prédio após desabamento

Mais de 20 famílias deixam prédio após desabamento

Piso de prédio em Aquiraz, no Ceará, desabou e matou duas crianças. Prédio é invadido; prefeitura diz que vai cadastrar moradores e removê-los




Os moradores do prédio abandonado de Aquiraz, na Grande Fortaleza, onde ocorreu o desabamento que vitimou duas crianças, 
deixaram o local na tarde desta sexta-feira (21), horas após a tragédia. Após o desabamento, as famílias se dizem temerosas e buscaram abrigos. "Não moro mais aqui. Eu morava no mesmo bloco onde houve o acidente. É difícil achar para onder ir, mas aqui eu não fico mais", diz Deysiane Amorim.
Na manhã de sexta-feira, o teto do terceiro andar do prédio abandonado na Prainha, em Aquiraz, desabou sobre duas crianças. A queda do piso ocasiou o desabamento de outros dois andares abaixo, deixando a crianças sob os escombros.
No momento do acidente, a mãe Antônia Maria da Silva estava com três filhos em casa. Dois deles jogavam videogame no quarto onde houve o desabamento. Quando ouviu o barulho, a mãe correu até o quarto, mas o piso já havia cedido, vitimando as crianças. Pedro Henrique, de 5 anos, e Antônio William de Sousa Marciel, de 10, morreram na hora.
No bloco onde houve o desabamento, 20 famílias estavam morando. O Corpo de Bombeiros vai avaliar se os outros três blocos correm risco de desabamento.
“Escutaram um barulho, tiraram uma criança, mas não foi possível tirar as outras duas”, relata o delegado de Aquiraz, Tarcísio Coelho. A mãe e a criança sobrevivente foram levadas a um hospital com ferimentos leves.
Abaladas, as famílias resgataram às pressas móveis e aparelhos das residências. Elas foram encaminhadas a abrigos na Grande Fortaleza. “Nós morávamos vizinhos [à família das vítimas]. Já tínhamos noção de que era perigoso, porque o teto era sempre molhado. Tinha infiltração. A gente tinha medo, mas também não tinha para onde ir”, diz a ex-moradora Deise Nogueira.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as infiltrações devem ter sido a causa da queda do teto. “Entre os fatores que estudamos, vimos uma forte infiltração, somado à maresia, bem como também algumas modificações que foram feitas, como posição ou retirada de paredes em alguns dos imóveis”, diz o bombeiro Ricardo Rodrigues.
A Prefeitura de Aquiraz afirmou que vai remover as famílias que moram no prédio que corre risco de desabar, mas ainda não informou para onde vai levar os moradores. Na noite de sexta-feira, as família foram para abrigos provisórios de Aquiraz e Fortaleza.

0 comentários:

Postar um comentário